quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Recorde de estudantes brasileiros nos EUA

De acordo com o “Open Doors 2009”, o relatório anual sobre o meio acadêmico internacional publicado pelo Instituto de Educação Internacional com o apoio do escritório de Assuntos Culturais e Educacionais do Departamento de Estado Americano, o número de estudantes brasileiros matriculados em instituições de ensino superior nos EUA aumentou de 7.578 para 8.767, um aumento de 15.7% sobre o ano acadêmico de 2007/8. Esse é o quarto ano consecutivo de aumento nessa porcentagem. Hoje, o Brasil está na 13ª posição entre os países que lideram o ranking dos que mais enviam estudantes para os EUA.

O número total de estudantes internacionais em universidades e faculdades americanas aumentou em 8%, e hoje, existe um grande interesse dessas instituições em receber alunos internacionais, o que acaba fazendo da universidade um ambiente mais cosmopolita e diversificado, com representantes de diversas culturas. Os EUA continuam sendo o destino preferido de estudantes do Brasil que querem estudar fora, devido à qualidade e prestígio que um diploma americano tem. Outro dado interessante é em relação aos estudantes americanos no Brasil. No ano acadêmico de 2007/8 estudaram no Brasil 2.072 norte-americanos, o que causou um aumento de 7.1%, nesse número. O Brasil está pela primeira vez entre os 20 destinos mais procurados por estadunidenses que desejam estudar no exterior.

Atualmente, existem 4.201 (47.9%) alunos brasileiros em Undergraduate e 3.019 (34.4%) em Graduate, os outros 17.7% estão matriculados em cursos de férias, inglês, extensão entre outros. Os principais destinos de estudantes internacionais nos EUA são: Califórnia, Nova Iorque e Texas, e as principais áreas de estudo são: economia e negócios, engenharia e áreas médicas.




por Daphne Besen - co-editado por Renan F. Moisés

Nenhum comentário:

Postar um comentário