quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

As Entrevistas no Processo de "Application"

Paulo Ricardo estuda
na Universidade de Yale
e foi orientado pelo
Education USA.
Por Paulo Ricardo*
Após a escolha das universidades que combinam com o seu perfil, é hora de escrever os applications. Porém, para algumas universidades essa não é a última etapa no processo de seleção. Há alguns anos, algumas Universidades oferecem entrevistas aqui no Brasil e é sempre bom estar preparado caso você seja chamado para participar de alguma.
Nesse worksheet, selecionamos algumas das perguntas mais comuns dos estudantes que têm a oportunidade de serem entrevistados pelas Universidades. Dessa forma, esperamos melhor prepará-los para essa etapa que costuma gerar muitas dúvidas.

1) Como funciona a entrevista no processo de admissão? 
As entrevistas são oportunidades que as universidades têm para conhecer os candidatos pessoalmente, ao invés de somente conhecê-los pela leitura das applications. Ao mesmo tempo em que a entrevista permite a universidade melhor conhecer o candidato, ela permite também ao candidato conhecer muito mais sobre a universidade, pois a entrevista é conduzida por um ex-aluno da instituição. A duração do bate-papo é geralmente de 30 minutos a 1 hora e somente um candidato é entrevistado por vez. As universidades recomendam que os estudantes venham preparados para falar sobre as suas atividades cotidianas e interesses no ensino superior. Geralmente, as entrevistas não são obrigatórias, mas as universidades encorajam fortemente que os candidatos compareçam, caso seja oferecida a oportunidade.

2) As entrevistas são conduzidas em inglês ou em português? 
Não há uma regra geral para essa pergunta. No entanto, observa-se que quando entrevistador é americano, a entrevista tende a ser em inglês. Da mesma forma, quando o entrevistador é brasileiro, a entrevista é conduzida em português. Podem estar certos de que o inglês do candidato não é avaliado durante a entrevista. Para essa avaliação, a universidade tem as suas próprias ferramentas (TOEFL, IELTS, SATs...).

3) Como sou informado sobre a entrevista? 
Há três meios de você receber o convite para a entrevista. O primeiro é pelo login restrito do candidato no site da universidade. Instituições como o MIT colocam o nome e o telefone de contato do entrevistador da sua região e cabe a você marcar o encontro. A segunda forma é por e-mail. O representante da universidade em sua área te manda um e-mail marcando um encontro. E o terceiro é por telefone, que se procede da mesma forma como no e-mail. Novamente, é importante frisar que, embora não sejam obrigatórias, essas oportunidades são fortemente encorajadas pelas universidades.

4) Qual roupa devo utilizar para uma entrevista? 
Ao marcar a entrevista com o candidato, o representante da universidade informará o local onde o encontro ocorrerá. Dessa forma, cabe ao candidato o bom-senso. Por exemplo, há três lugares mais comuns para as entrevistas acontecerem: no trabalho do entrevistador; num café de um shopping, na casa do representante. Em cada um desses lugares, um tipo de roupa é recomendado. Porém, é sempre bom lembrar que, em alguns ambientes de trabalho, bermudas nem saias são permitidas, por isso calças são recomendadas.

5) Quando as entrevistas acontecem? 
Algumas universidades marcam entrevistas no mês de Dezembro, contudo a maioria marca para o mês de Janeiro/início de Fevereiro. O site do Office of Admissions deixa claro esse tipo de pergunta e deve ser sempre visitado pelos candidatos, já que são atualizados semanalmente.
No caso de a Universidade ter entrevistadores no Brasil e o estudante não ter sido contactado até o fim de Janeiro, sugere-se ao candidato entrar em contato com o Admissions Office. Demonstrar interesse na instituição é um item importante no processo de aplicação. Há casos de Universidades que marcam entrevistas até mesmo por Skype quando não há um representante na cidade do candidato.

6) Existe algum tipo de requerimento para participar das entrevistas?
Para algumas universidades, é necessário enviar o application ou parte dele até uma determinada data. Mais uma vez, verificar o site do Office of Admissions é imprescindível para verificar se existe algum requerimento, a fim de que não se perca a oportunidade da entrevista. Caso não haja nada mencionando o procedimento de entrevista, é recomendado ao candidato entrar em contato com o Office of Admissions. Mais uma vez, é sempre bem visto o interesse do candidato pela instituição.

Dica 1:
Caso seja fornecido o nome de seu entrevistador, é sempre bom dar uma olhada no Google para saber qual é a sua área de atuação, quando esteve na Universidade, em que ele se formou. Dessa forma, conseguimos saber um pouco daquela pessoa que entrevistará você (e sem ele saber!).

Dica 2:
Universidade que sabemos que oferecem entrevistas aqui no Brasil: Yale, MIT, Princeton, Harvard, Tufts, Columbia, Brown, Duke, Bryn Mawr College e Smith College. Porém, esse número tende a aumentar a cada ano, graças à crescente presença de brasileiros nos campus americanos.

Esperamos que esse worksheet tenha ajudado a vocês entenderem essa importante etapa no processo de aplicação. Caso ainda tenha alguma dúvida, procure o centro EducationUSA mais próximo.

Boa Entrevista!!!